Foto: Deni Zolin (Diário)
A Avenida Walter Jobim, em Santa Maria, é totalmente liberada para o tráfego na manhã desta sexta-feira (16), após ter sido bloqueada devido a um vazamento de combustível registrado na tarde de quinta-feira (15). A liberação foi confirmada pela superintendência de trânsito da prefeitura de Santa Maria. Apesar disso, alguns pontos em frente ao posto onde ocorreu o vazamento seguem isolados por orientação da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), com previsão de manutenção até, pelo menos, segunda-feira (19).
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A fundação também confirmou que parte da gasolina vazada chegou a atingir a rede de esgoto, que tem ligação com o Arroio Cadena. Conforme atualização da Fepam, os impactos no curso d’água foram considerados mínimos em um primeiro momento, já que não foram identificados sinais visíveis de óleo na água. Mesmo assim, foi solicitada a instalação de material absorvente na saída da rede pluvial como medida preventiva. O volume de combustível que atingiu a rede não pôde ser mensurado, e as avaliações técnicas seguem em andamento.
Relembre o caso
O vazamento ocorreu nas dependências do Posto Rede Sim, quando um caminhão que realizava abastecimento teve uma válvula localizada na parte inferior do veículo rompida.Com isso, cerca de 10 mil litros de gasolina vazaram a partir das 13h15min, sem possibilidade de contenção imediata.
Durante a ocorrência, o Corpo de Bombeiros realizou uma contenção emergencial com o uso de areia, especialmente nas proximidades de uma boca de lobo, para evitar que o combustível alcançasse a rede de esgoto e o Arroio Cadena. A avenida ficou totalmente bloqueada nos dois sentidos por questões de segurança, estabelecimentos comerciais próximos foram evacuados e placas de alerta foram instaladas ao longo da via.
O caso mobilizou equipes de emergência, órgãos ambientais e a Fepam, que mantém o local sob acompanhamento para evitar novos riscos à população e ao meio ambiente.